As vítimas mortais do incêndio que deflagrou, na manhã desta quinta-feira, numa habitação de Mangualde, são um casal de idosos com cerca de 80 anos.

O comandante dos bombeiros de Mangualde, Carlos Carvalho, disse à SIC Notícias, que quando chegaram ao local já não havia nada a fazer. A habitação estava toda tomada pelas chamas e até se podia ver uma das vítimas, carbonizada, na cozinha. O corpo da outra vítima foi encontrado mais tarde, já no rescaldo do combate ao incêndio, na mesma divisão da casa.

Carlos Carvalho acredita que o alerta para o fogo foi dado muito tarde, quando as chamas já se tinham alastrado, devido ao facto de a habitação se encontrar isolada, longe de outras casas.

O trabalho dos operacionais agora é “desfumaçar” a habitação para que as razões do incêndio possam ser investigadas. A manobra de consolidação está a ser dificultada e poderá demorar várias horas, de acordo com o comandante, na sequência de uma “carga térmica muito elevada no interior do edifício”. Em causa está o isolamento das paredes e a matéria utilizada para rebocar as mesmas que será, segundo Carlos Carvalho, “muito combustível”.

Os bombeiros terão encontrado muita palha na residência.