Os prémios da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, foram criados com o objetivo de reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar, relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos Municípios

O Prémio, na categoria de trabalhos de âmbito escolar, conta com a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão, sendo essencial para o desenvolvimento, enquanto cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. As escolas devem desempenhar um papel fundamental, como espaços de prática, onde os jovens e demais elementos da comunidade escolar – docentes e pessoal não docente, pais e encarregados de educação, possam adquirir e reforçar conhecimentos e experiências de cidadania.

Assim, os alunos do 7ºA do Agrupamento de Escolas de Góis, no âmbito do projeto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável, co-financiado pelo programa Erasmus +, viram o trabalho que desenvolveram nas férias escolares do período de Natal, ser reconhecido com o 1º prémio em ex-aequo. Nesse período, entrevistaram pais, avós e alguns elementos da comunidade, de forma a compilar informação sobre as tradições e práticas agrícolas, com base em plantas e espécies autóctones. O trabalho esteve, posteriormente, patente na Casa da Cultura de Góis, com uma exposição de cartazes em formato bilingue (Português e Inglês) e em Braille, bem como utensílios agrícolas.