O Sporting recebeu e venceu, esta quarta-feira, o Portimonense, por 3-2, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 16.ª jornada da I Liga.

Matheus Reis marcou na própria baliza, aos 21 minutos, e deixou os algarvios a vencer. Mas três golos de Paulinho (65′, 76′ e 83′) garantiram a vitória dos campeões nacionais. No último minuto de descontos, Possignolo reduziu a desvantagem do Portimonense ao fazer o segundo.

A formação de Paulo Sérgio ficou reduzida a dez, aos 58 minutos, com a expulsão do seu capitão Pedro Sá.

Em conferência de imprensa, o técnico leonino, Rúben Amorim, admitiu que a expulsão de Pedro Sá ajudou o Sporting a dominar o jogo:

O treinador do Portimonense concordou:

Paulinho disse que marcar ‘hat-tricks’ é especial, mas o importante foi ganhar:

O guarda-redes dos algarvios, Samuel lamentou a expulsão de Pedro Sá, considerando que o primeiro amarelo visto por protestos foi injusto:

Com este resultado, o Sporting fecha o ano de 2021 na liderança do campeonato com 44 pontos, e assiste confortavelmente em casa ao Clássico de quinta-feira entre o FC Porto e Benfica. Já o Portimonense ocupa o sexto posto com 24 pontos conquistados.

Em 2021, o Sporting fez um ano histórico, em que conquistou três títulos, incluindo a I Liga de futebol, com um recorde de 42 vitórias, em 54 jogos, ao bater em casa o Portimonense por 3-2. Esta é a 11.ª vitoria consecutiva da equipa de Rúben Amorim na competição.

No total, o Sporting somou 42 vitórias, sete empates e cinco derrotas, com 99 golos marcados e 26 sofridos.