O  Sporting – Benfica é  o jogo grande da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que pode relançar a luta pelo título ou deixar os encarnados mais afastados da luta pelo primeiro lugar.

O dérbi de Alvalade marcado para as 21h30 de segunda-feira poderá ser decisivo para as pretensões das “águias”.

Em caso de triunfo, o Sporting cava um fosso de nove pontos para o rival da Luz, deixando-o numa situação frágil, embora matematicamente ainda passível de recuperação. Caso o dérbi termine com um triunfo benfiquista, a diferença ficará reduzida a três pontos e a luta pelo título será relançada, face à proximidade do FC Porto, mas também do Sporting de Braga.

Os ” leões” vão estar privados do médio Palhinha, que viu o quinto amarelo na última jornada, já os encarnados continuam a sofrer os efeitos do surto de covid-19 que atingiu a equipa.

De fora, ficarão, certamente, Vlachomidos e Everton, os últimos jogadores a serem infetados, bem como o treinador Jorge Jesus, a última vítima conhecida no clube encarnado.

Por seu lado Diogo Gonçalves, Otamendi, Nuno Tavares e Helton Leite já estarão aptos para o o jogo.

Poucas horas antes do dérbi, às 19h00, o FC Porto recebe o Rio Ave, com a clara intenção de tirar dividendos do embate entre os rivais lisboetas.

Também na segunda-feira, às 19h45, o Sporting de Braga visita o Moreirense, podendo, em caso de vitória, igualar provisoriamente o Benfica no terceiro lugar, ao passo que o Santa Clara será anfitrião do Belenenses, no primeiro jogo desse dia.

De olho nos desempenhos de Benfica e Sporting de Braga estará o  Paços de Ferreira, que ocupa o quinto posto, com 28 pontos. No fecho da 16.ª jornada, na terça-feira, os pacenses jogam no reduto do Gil Vicente.

No domingo, o Vitória de Guimarães recebe o Marítimo, a partir das 15h00.

A ronda arranca amanhã, com três jogos:
Nacional da Madeira-Famalicão, às 15h30.
Tondela-Farense, às 18h00.
Portimonense-Boavista, às 20h30.