A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística para o mês de junho seis temas, que serão abordados em outras tantas visitas guiadas. Personalidades em Santa Cruz, José Saramago, viajante em Coimbra e Irmã Lúcia e a Rota Carmelita são algumas das temáticas propostas, que permitirão conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade.

No mês de junho, o programa de visitas guiadas promovido pelo Município convida a percorrer os locais emblemáticos da cidade, através de itinerários que evocam José Saramago e a sua viagem a Coimbra, as personalidades cujas histórias se relacionam com o Mosteiro de Santa Cruz e, ainda, a Irmã Lúcia, que muito contribuiu para o reconhecimento do Carmelo de Santa Teresa e da Rota Carmelita, reforçando as rotas de peregrinação nacionais e internacionais em Coimbra. 

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes, e realizam-se às 15h00. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, obrigatória, através do telefone 239702630, por e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

O destaque recai sobre a visita “Era uma vez… Pedro e Inês” que, já amanhã, dia 1 de junho, será dedicada à lenda de Pedro e Inês de Castro, aos seus amores, e à Quinta das Lágrimas, local emblemático da nossa cidade, onde o murmúrio das águas convida a sentir o romantismo que tanto caracteriza Coimbra. 

Já no dia 13 de junho tem lugar a visita “Personalidades em Santa Cruz”, uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Cruz, com ponto de encontro em frente à CM de Coimbra, com o objetivo de sensibilizar o visitante para a vida, a obra e o legado material e espiritual de personalidades desta casa monástica, que contribuíram para a formação intelectual da sociedade portuguesa, nos seus mais variados sectores..

Dia 15 de junho realiza-se a visita “Da Ínsua dos Bentos ao Cais das Ameias”, uma visita guiada à margem direita do Rio Mondego, a partir da cascato do Parque Verde, no espaço compreendido entre a Ínsua dos Bentos e o Cais das Ameias, que pretende abordar a importância do rio Mondego ao longo da história, bem como o de algumas edificações aí existentes, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra. 

No dia 20 de junho, decorre a visita “José Saramago, viajante em Coimbra”, que vai percorrer espaços [exteriores], que recria a viagem feita pelo prémio nobel da literatura à cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, publicada na obra Viagem a Portugal. Durante o percurso serão lidos excertos da obra onde são referidos os vários locais de visita. Ponto de encontro: Ao cimo da Couraça de Lisboa (junto ao Justiça e Paz).

A 27 de junho, decorre a visita “Santa Clara um outro olhar” pelas ruas menos percorridas e a espaços (exteriores) de Santa Clara, focando os seus aspetos histórico-artísticos, a partir do Adro da Igreja de Nossa Senhora da Esperança.

Por fim, a 29 de abril, decorre a visita “Irmã Lúcia e a Rota Carmelita”, que pretende associar-se à recém-operacionalizada Rota Carmelita, através de um itinerário que procura evidenciar o património da cidade. Custo: dois euros (entrada no Memorial Irmã Lúcia), com ponto de encontro no Largo da Portagem.