O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, nomeou Nuno Sá como novo chefe do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno, cargo de direção intermédia de 3.º grau, em regime de substituição. Sob orientação do presidente da Câmara, esta unidade orgânica flexível tem como missão “exercer as atividades de auditoria interna dos serviços municipais, na verificação do cumprimento das disposições legais aplicáveis às autarquias locais e dos procedimentos constantes em normas ou regulamentos de controlo interno deliberados pelos órgãos autárquicos”, pode ler-se na estrutura da autarquia em vigor. Recorde-se que, em novembro do ano passado, o presidente da CM Coimbra divulgou que encontrou o Gabinete de Auditoria e Controlo Interno sem qualquer funcionário alocado.

Datado de 08 de junho, o Despacho exarado pelo presidente da CM Coimbra refere que Nuno Sá iniciou funções de Chefe do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno a 01 de julho, cargo de direção intermédia de 3.º grau, em regime de substituição, por urgente conveniência de serviço.

Nuno Sá é trabalhador do Mapa de Pessoal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, integrado na carreira/categoria de Técnico Superior, onde exercia funções na direção de serviços de fiscalização, desde abril de 2021. De janeiro de 2019 a março de 2021, exerceu funções de auditor interno no Município da Figueira da Foz, onde foi antes responsável pelo serviço de metrologia, de 2002 a 2018. Iniciou funções nessa mesma área, enquanto técnico de metrologia, no Município de Nelas, onde foi o responsável pela implementação desse serviço, entre 1996 e 2001, prosseguindo depois trabalhos na mesma área no Município de Leiria, de agosto de 2001 a novembro de 2002.

É licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (2010), tendo concluído na mesma instituição uma pós-graduação em Fiscalidade (2011). Em 2017, concluiu o MBA em Auditoria Interna no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), segundo informações do currículo atualizado em abril deste ano.

O Gabinete de Auditoria e Controlo Interno trabalha sob orientação do presidente da Câmara e tem a função de “exercer as atividades de auditoria interna dos serviços municipais, na verificação do cumprimento das disposições legais aplicáveis às autarquias locais e dos procedimentos constantes em normas ou regulamentos de controlo interno deliberados pelos órgãos autárquicos”, pode ler-se na estrutura orgânica da CM Coimbra em vigor, publicada em Diário da República a 18 de julho de 2019.

Recorde-se que, em novembro do ano passado, o presidente da CM Coimbra divulgou que encontrou o Gabinete de Auditoria e Controlo Interno sem qualquer funcionário alocado. “Estamos a trabalhar para alocar recursos humanos. Tem que se auditar e a Câmara tem que estar preparada também para auditorias externas porque elas ajudam-nos a governar e a organizar melhor a Câmara”, frisou no decorrer de uma sessão da Assembleia Municipal.