A Câmara Municipal de Cantanhede vai avançar com a implementação de medidas de controlo e contenção de espécies exóticas invasoras da flora ripícola e controlo da erva-das-pampas. Um investimento de 160 mil euros comparticipado pelo Fundo Ambiental, nos termos da aprovação de duas candidaturas elaboradas para o efeito pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia cantanhedense.
Os protocolos relativos à execução das candidaturas foram assinados na passada sexta-feira, 29 de outubro, pelo vereador Adérito machado, no decurso de uma sessão realizada no Ministério do Ambiente, com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
As ações a desencadear estão previstas no “projeto denominado Na Margem, cujo objetivo é assegurar o controlo, a contenção ou a erradicação de espécies exóticas invasoras ripícolas (flora) existentes nos leitos e margens das ribeiras da Varziela e da Corujeira e das valas da Veia e dos Moinhos, que se desenvolvem numa extensão de 27,5Km nas freguesias de Cantanhede e Pocariça, São Caetano, Cadima, Tocha e Sanguinheira”.