A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, no âmbito da implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação e em consonância com o estipulado no Protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, apresentou, hoje, dia 6 de julho, as Conselheiras Locais para a Igualdade e a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), no Salão Nobre da autarquia. A vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, foi nomeada Conselheira para a Igualdade Interna do Município e Fátima Velez de Castro como Conselheira Externa para a Igualdade. Já a Equipa para a Igualdade na Vida Local é constituída por vários dirigentes do Município, bem como pelas representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) GRAAL, UMAR e AKTO. 

A apresentação das Conselheiras Locais para a Igualdade e da EIVL é mais um importante passo na caminhada da CM de Coimbra em direção à promoção da igualdade de género e ao fortalecimento da participação feminina na tomada de decisões locais. 

As Conselheiras Locais para a Igualdade vão atuar como representantes e defensoras do direito à igualdade e equidade no âmbito local. Para além da vereadora Ana Cortez Vaz, Conselheira para a Igualdade Interna do Município, foi nomeada Fátima Velez de Castro como Conselheira Externa para a Igualdade. Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), licenciada em Geografia (com Especialização em Ensino), mestre em Estudos sobre a Europa, doutora em Geografia e pós-doutorada em Literatura, Fátima Velez de Castro trabalha como professora auxiliar no Departamento de Geografia e Turismo da FLUC, onde integra a Comissão Científica. A conselheira é também coordenadora do Mestrado em Ensino da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares (Membro Integrado) e coordenadora do Grupo Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização (em conjunto com João Luís Fernandes), e é ainda presidente da Direção da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. 

A EIVL, por sua vez, é uma equipa composta por dirigentes do Município e ONGs, comprometidos com a igualdade de género que vai trabalhar em estreita colaboração com as Conselheiras Locais para a implementação de políticas, de projetos e de ações que promovam a igualdade de oportunidades, combatam a discriminação e fomentem a participação ativa de todos/as em todos os aspetos da vida local.

Para além do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e das conselheiras locais, integram a EIVL: a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Elsa Marques; a chefe do Gabinete de Controlo Orçamental e Financiamentos do Departamento Financeiro da CM de Coimbra, Célia Gonçalves; o chefe da Divisão do Centro Histórico e Reabilitação Urbana do Departamento de Gestão Urbanística, Pedro Costa; o diretor do Departamento de Habitação e Ação Social, Francisco Rodrigues; a chefe do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, Elsa Branquinho; e o diretor do Departamento de Educação e Saúde, Fernando Rovira. 

As ONGS GRAAL – associação de carácter social e cultural, entidade especialista em Igualdade de Género e Não Discriminação, com assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, ONG representada no Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres desde 1977; e a AKTO – Direitos Humanos e Democracia, Associação sem Fins Lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de âmbito nacional e internacional, de proteção, promoção e intervenção em Direitos Humanos, Democracia e Paz, respeitada pela sua conduta independente e transparente; integram também a EIVL. Rute Castela, Beatriz Santana e Ana Rita Brito foram, respetivamente, as representantes das três ONGs a tomarem posse na EIVL.

A apresentação pública das Conselheiras Locais para a Igualdade e da EIVL, que decorreu hoje, dia 6 de julho, no Salão Nobre, representa um marco importante para o Município de Coimbra, reforçando o compromisso da cidade em promover a igualdade de género e garantir que todas as vozes tenham eco. A iniciativa contou com a presença de autoridades municipais, representantes da sociedade civil, forças de segurança pública e de organizações de defesa dos direitos humanos.

O Município de Coimbra, através do seu GII – Gabinete para a Igualdade e Inclusão, tem vindo a eleger, cada vez mais, as questões da igualdade e da inclusão como prioritárias, consubstanciando esta temática num forte compromisso político para a promoção da igualdade de género e porquanto considera que, atendendo à sua posição privilegiada de proximidade com a população e ao conhecimento das condições de vida e das expetativas das pessoas que habitam o seu território, tem um papel crucial na implementação do direito à igualdade e à equidade.