No âmbito da luta contra a vespa asiática, a Câmara da Mealhada, Aveiro, vai colocar no terreno uma centena de armadilhas seletivas, dando continuidade ao combate que tem travado nos últimos anos.
A operação, que conta com o apoio da Associação Modelismo do Centro de Portugal e das juntas de freguesia concelhias, vai iniciar-se muito em breve para que, nos próximos 60 dias, seja capturado o maior número possível de vespas fundadoras, as que dão origem a novas colónias, nesta fase do ano.
Recorde-se que, nos últimos dois anos, a autarquia distribuiu à comunidade milhares de armadilhas que foram feitas no Centro de Interpretação Ambiental, com a colaboração dos alunos das escolas.

Os resultados começam agora a surgir, nomeadamente junto dos apicultores, que conseguiram recuperar alguma da sua produção de mel. Em 2020/21 registaram-se 206 participações e 161 ninhos intervencionados, dos quais 11 primários.
A forma correta de atuar, para controlar a praga de vespa velutina, é comunicar à Câmara da Mealhada, pelo telefone 231 200 980 ou email gab.florestal@cm-mealhada.pt, às juntas de freguesia ou aos bombeiros a localização dos ninhos avistados.
