O Benfica anunciou que, durante a época 2022/23, nenhum jogador da equipa de futebol vai utilizar a camisola 10, em homenagem a Fernando Chalana. Os encarnados comunicam ainda que o “Pequeno Genial”, como era conhecido, vai ser homenageado no relvado do estádio da Luz, esta sexta-feira, pelas 15.30.

O corpo de Fernando Chalana estará em câmara-ardente a partir desta quinta-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa, das 19 às 22 horas.

O velório prosseguirá na sexta-feira de manhã, a partir das 10, havendo lugar à celebração de uma missa, às 14.15. Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol decretou um minuto de silêncio em todos os jogos por si organizados até segunda-feira, em memória do antigo internacional.

As reações à morte de Chalana chegaram de todos os lados, desde FC Porto, Sporting e Bordéus, que lamentam a morte de um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, até à classe política, destacando-se o lamento do Presidente da República e do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A nível desportivo, são vários os antigos colegas do jogador a manifestarem a sua tristeza pela morte prematura do “Pequeno Génio”. O presidente do Benfica, Rui Costa, diz que é um dia triste para os benfiquistas e para todos os amantes do futebol:

Para o presidente da Federação, Fernando Gomes, partiu um dos grandes jogadores portugueses:


O presidente da Liga também lamentou a morte de Chalana. Na sua conta no Facebook, Pedro Proença diz que o futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana, que nunca serão esquecidas.