Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, distribuídas por 103 municípios, tendo Coruche e Montemor-o-Velho candidatado praias pela primeira vez. Este ano há mais uma praia com este galardão comparativamente com 2022. A informação foi avançada, esta quinta-feira, pela Associação Bandeira Azul Europa.

O presidente da Associação, José Archer, lembrou que este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022:

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, em 1 de junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, em 15 de junho. A bandeira será ainda hasteada na Marina de Troia, no concelho de Grândola, em 5 de junho.

De referir que o distrito de Coimbra vai hastear 26 bandeiras, sendo 11 para o concelho da Figueira da Foz (Buarcos, Cabedelo, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala – Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios, Tamargueira), Góis (Peneda – Pêgo Escuro); na Pampilhosa da Serra há três praias Bandeira Azul (Santa Luzia, Pessegueiro, Praia da Pampilhosa da Serra).

Os Municípios de Coimbra (Palheiros e Zorro, Rebolim), Mira (Mira, Poço da Cruz) e Penacova (Reconquinho, Vimieiro) têm duas praias cada um com este galardão. Já Arganil (Cascalheira – Secarias), Cantanhede (Tocha), Lousã (Bogueira), Montemor-o-Velho (Esteiro de Ereira), Penela (Louçainha) e Tábua (Praia Fluvial da Ronqueira) viram todos eles uma praia a ser reconhecida.