A Exposição “Ordem e Progresso – Senhora do Cabo”, de Héctor Zamora, artista mexicano de renome internacional, é inaugurada este sábado, dia 25, às 17h, no Museu Marítimo de Ílhavo. 

A exposição surge na sequência da doação de Héctor Zamora da peça “Senhora do Cabo” ao Museu, como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da valorização da cultura marítima, no geral, e do património marítimo-fluvial português no particular. 

“Senhora do Cabo” foi uma das sete embarcações destruídas no contexto da performance-instalação “Ordem e Progresso” que o artista realizou no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, em 2017. 

Para a apresentação no MAAT, foram selecionados sete barcos de diferentes zonas piscatórias, como Sesimbra, Ericeira, Nazaré, Aveiro e Figueira da Foz. Verdadeiros exemplares da pesca artesanal portuguesa, construídos entre o final da década de 1960 e o início da de 2000, estas embarcações foram recolhidas tendo em conta o seu avançado estado de degradação. 

Das sete embarcações destruídas no MAAT, apenas a “Senhora do Cabo” foi salvaguardada como objeto artístico – uma aiola, embarcação tradicional de pesca costeira de Sesimbra. 

A exibição da peça “Senhora do Cabo”, a partir do dia 25 de março, no Museu Marítimo de Ílhavo é uma evocação daquilo que Héctor Zamora idealizou na conceção de “Ordem e Progresso” – potenciar a reflexão sobre o fim acentuado da pesca artesanal e de subsistência, em contraponto com o progresso da industrialização do sector das pescas. 

A exposição “Ordem e Progresso – Senhora do Cabo” integra o programa “Tanto Mar!” de março, que se concentra no dia 25, no Museu Marítimo de Ílhavo. Às 10h estão agendadas duas oficinas – a Oficina de Nautimodelismo, onde se constrói um barco lagosteiro, e as Oficinas com Risco – Ilustração com Fernando Correia, sobre a técnica scratchboard art. Também de manhã, a Biblioteca Municipal de Ílhavo está no Museu com uma sessão da Bebeteca especial, com o livro “Chap! Chap!”, de Dawn Sirett. À noite, as crianças dormem no Museu, em mais uma edição da atividade “Noite no Museu” (já esgotada).