A Alemanha confirma que vai enviar 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Além disso, o Governo alemão irá também aprovar o envio destes blindados por outros países. Os Leopard 2 são dos mais avançados do mundo, mas, como são de fabrico alemão, só podem ser enviados com a aprovação de Berlim.

O Chanceler Olaf Scholz explica que a decisão da Alemanha se prende com um “ato coordenado” com os países aliados. O objetivo será providenciar às forças ucranianas dois batalhões, o que representa um total de 88 tanques Leopard 2. Será também realizado brevemente sessões de treino para os militares ucranianos, de forma a que possam operar estes carros de combate.

A Ucrânia saudou a decisão alemã. A Polónia anunciou a intenção de enviar mais 14 carros de combate. A Finlândia já admitiu que poderá, também, enviar um “pequeno número” deste tipo de tanques. A Noruega está a ponderar se irá enviar ou não enviar os tanques Leopard 2.

Espanha e os Países Baixos também mostraram disponibilidade para participar nesta forma de apoio à Ucrânia.

O Reino Unido anunciou em janeiro que irá enviar um esquadrão de blindados Challenger 2, enquanto França está a considerar enviar tanques Leclerc. Os Estados Unidos vão enviar dezenas de tanques M1 Abrams.