Conhecida como ‘aldeia presépio’, o Piódão vai ter, este Natal, ainda mais atributos para oferecer a residente e visitantes. Esta Aldeia História do concelho de Arganil foi alvo de um investimento de 930 mil euros, que permitiu reabilitar o Posto de Turismo e tornar a sua ‘sala de visitas’, o Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, mais ordenado, qualificado e seguro.

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, inaugurou as intervenções recentemente concluídas, esta terça-feira, 22 de novembro, e visitou os melhoramentos concretizados com recurso ao financiamento proveniente do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal.

Na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Arganil e também de anfitrião da cerimónia de inauguração, Luís Paulo Costa enalteceu “o avanço muito significativo concretizado nas condições de visitação dos dois espaços”, revelando-se “verdadeiramente orgulhoso” com o resultado alcançado, muito em particular no Largo central desta que é a única Aldeia Histórica de Portugal do distrito de Coimbra.

“Transformar e reabilitar o espaço público permitiu retirar os carros do Largo e entregar esta ampla área aos residentes, aos visitantes e aos turistas; demos um passo importante no sentido da estratégica turística que temos definida para o concelho”, sublinhou o autarca.

Os trabalhos concretizados na praça central da aldeia permitiram colmatar o estado degradado em que se encontrava o pavimento, tornando-a num espaço mais “amigos das pessoas”. Para Luís Paulo Costa, vedar o Largo ao trânsito e torná-lo acessível apenas do ponto de vista pedonal é uma “vitória” que merece ser celebrada. Confere mais dignidade à aldeia, proporcionando uma utilização mais significativa por parte dos comerciantes e permite que as pessoas possam vivenciar de uma forma mais completa e autêntica a aldeia, a partir daquele ponto central.

Consciente de que o trabalho não está ainda concluído, o presidente da Câmara alertou a Secretária de Estado para a necessidade de se encontrar uma solução que permita aumentar o estacionamento nas imediações do Largo e, assim, resolver os constrangimentos verificados na aldeia, sobretudo em alturas de maior afluência. Solução, essa, que “não prejudique a imagem característica e homogénea do Pidão”.

Agradada com o que viu nesta aldeia serrana e com a parceria estabelecida entre o Município de Arganil e o Turismo de Portugal, entidade que se encontra sob a tutela da sua Secretaria de Estado, Rita Marques deixou um apelo centrado no futuro: “continuem a trabalhar connosco, para identificar necessidades, novos rumos e novas ideias que possam valorizar o nosso patrónimo, o nosso saber fazer, as nossas gentes, no sentido de projetar Piódão e Arganil além-fronteiras e, com isso, projetar Portugal”.

Estiveram, ainda, presentes na sessão de inauguração e visita aos melhoramentos concretizados o vice-presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, o presidente da rede de “Aldeias Históricas de Portugal”, Carlos Ascensão e o presidente de Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes.

Reinstalação do Núcleo Museológico

Principal espaço de acolhimento e informação de turistas e visitantes, o Posto de Turismo está, agora, mais atrativo e funcional. No mesmo edifício, mais concretamente no piso superior, decorre o processo de reinstalação do Núcleo Museológico, que visa tornar o espaço apelativo, interativo e acessível.

Este “investimento não estava considerado inicialmente na candidatura, mas não podíamos deixar de o concretiza”, explicou o presidente da Câmara, reconhecendo o papel determinante do Programa Valorizar para “chegar ao ponto em que estamos hoje”.

Dando nota do “esforço muito significativo realizado também pelo município”, Luís Paulo Costa, enalteceu, numa nota final, a “feliz parceria” que contribuiu em larga medida para dignificar o Piódão.