Três freguesias do Concelho de Soure foram esta quinta-feira distinguidas com o Galardão Eco-Freguesia 2023, numa cerimónia nacional que decorreu em Miranda do Corvo. 

Vinha da Rainha e Alfarelos receberam o respetivo galardão no grau bronze e Vila Nova de Anços alcançou o galardão de grau prata, sendo a primeira que vez se candidatam.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento e implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

Baseado num conjunto de dez indicadores, visa evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.

Na cerimónia de entrega dos galardões, o Município fez-se representar pela Vereadora Dra. ónia Vidal, que recentemente iniciou funções com os pelouros do Ambiente e Higiene Pública, reforçando o emprenho que a Autarquia demonstra em apoiar os diversos incentivos e mecanismos de afirmação da sustentabilidade ambiental para o Município. 

A atribuição destes galardões às nossas freguesias simboliza também o reconhecimento pelo trabalho efetuado no desenvolvimento de melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também a nível educativo, socioeconómico e cultural. 

Também o Município de Soure recebeu o Galardão Eco XXI no ano 2021 e entregou agora a sua candidatura ao mesmo para 2023.