Viagem Medieval regressa ao Condado Portucalense em edição que celebra 30 anos

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria celebra este ano 30 anos de existência com uma edição especial marcada pelo regresso ao Condado Portucalense, período histórico que em 2010 assinalou o início da primeira contagem sequencial do tempo do evento, percorrendo todos os reis e reinados da Idade Média. A edição comemorativa decorre de 29 de julho a 9 de agosto, mantendo-se o espetáculo de abertura na noite de 28 de julho, com entrada livre.

O evento nasceu em 1996, limitado à Praça de Armas do Castelo de Santa Maria da Feira, tendo registado apenas dois anos de interregno, em 1998 e 2021. Assim, em 2026, a Viagem Medieval celebra 30 anos de vida e 29 edições.

Para assinalar a efeméride, a organização preparou novas ações de envolvimento com as comunidades locais, bem como conteúdos renovados de recriação histórica e animação, dando particular atenção ao conforto e à segurança dos visitantes.

Foi em 2010, na 14.ª edição, que a Viagem Medieval apostou pela primeira vez numa imagem promocional inspirada nas figuras de D. Teresa e D. Afonso Henriques, semelhante a um cartaz de cinema. Esta estratégia marcou o início de uma viagem sequencial pelo tempo, desde a criação do Condado Portucalense até ao reinado de D. Afonso V.

Dezasseis anos depois, a base territorial e política que deu origem ao reino de Portugal volta a inspirar o evento. O Condado Portucalense, considerado o berço da nacionalidade, ficou marcado pela busca de autonomia face ao Reino de Leão, liderada por D. Afonso Henriques, culminando na Batalha de S. Mamede.

Desde setembro de 2025, uma equipa multidisciplinar trabalha na estratégia de conteúdos, logística, segurança e acessibilidades, preparando uma edição que celebra três décadas de crescimento e afirmação do evento, reconhecido nacional e internacionalmente como referência no circuito europeu de recriações medievais.

A Viagem Medieval destaca-se em Portugal pela dimensão espacial e temporal, pelo envolvimento das associações locais, voluntariado, comércio e serviços, e pela contínua qualificação dos espaços e conteúdos. É apontada como o evento mais estruturante do território de Santa Maria da Feira, com impactos sociais, culturais, turísticos e económicos significativos.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela empresa municipal Feira Viva e pela Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a 29.ª edição do evento decorre no centro histórico da cidade. As pulseiras de acesso podem ser adquiridas online em https://viagemmedieval.bol.pt/.

0