Utentes da Fundação ADFP viveram uma experiência única graças aos Cavaleiros do Céu!
O céu de Leiria voltou a ser palco de sonhos realizados. Este ano, 15 utentes da Residência Fraternidade, e dos CACIS Amizade e Simpatia, participaram na 12ª edição do Batismo de Voo promovido pela Associação Cívica “Cavaleiros do Céu”, uma iniciativa solidária que convida instituições de todo o país a proporcionar esta experiência única a pessoas em situação de vulnerabilidade e desvantagem.

Sob o lema inspirador “Vamos voar, as diferenças ficam em terra”, o evento promoveu a inclusão, o convívio interinstitucional e a superação pessoal, num ambiente de festa, emoção e muita alegria. Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de sobrevoar a cidade de Leiria e contemplar, lá do alto, paisagens que muitos nunca tinham visto senão em fotografias.

O dia foi ainda mais especial com a animação da cantora Vânia Marisa, que espalhou música e sorrisos no aeródromo. Entre voos, os utentes também saborearam snacks oferecidos, como pipocas estaladiças e fatias de pizza quentinhas, partilhando momentos descontraídos e felizes.

Cada valência da Fundação ADFP recebeu ainda um ursinho de peluche, como símbolo de carinho e união, e cada participante levou consigo uma fotografia impressa do seu voo — um registo especial para recordar este momento marcante.

Andreia Antunes, Diretora Técnica do CACI, destacou a importância desta experiência para os utentes: “Esta é uma das atividades que mais entusiasmo e satisfação desperta. Para além de proporcionar uma vivência nova, enriquecedora e emocionante, promove o convívio com outras instituições, técnicos, voluntários e pilotos. Estimula a autoconfiança, o espírito de entreajuda, permite o contacto com diferentes ambientes e impulsiona a superação de receios – numa experiência que enche os céus de alegria!”.

A Fundação ADFP agradece à Associação Cívica Cavaleiros do Céu e a todos os parceiros envolvidos por proporcionarem uma experiência tão significativa. O evento reforçou mais uma vez o papel das instituições sociais na criação de oportunidades de inclusão real, emocionando e inspirando todos os envolvidos.
