O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e o Centro de Física da UC (CFisUC) vão realizar, de 23 a 28 de julho, a 19.ª edição da Conferência Internacional QCD on Extreme Conditions (XQCD 2023) e a PhD School QCD on Extreme Conditions.
A XQCD é um encontro anual internacional no qual se realizam diversas conferências ao estilo de workshop, que cobrem os avanços mais recentes no estudo da teoria e da fenomenologia da matéria hadrónica sob condições extremas de temperatura e/ou densidade, tendo como objetivo ajudar à compreensão desses estados extremos da matéria.
O estudo da Cromodinâmica Quântica (QCD) em condições extremas de temperatura e densidade procura compreender os instantes iniciais do Universo logo após o Big Bang, onde se crê que existia um plasma de partículas fundamentais, os quarks, que formam toda a matéria hadrónica como protões e neutrões, e os leptões, como o eletrão. As experiências que fazem colidir iões pesados tentam recriar em laboratório as condições iniciais da história do Universo. É um desafio tentar compreender as interações nos instantes iniciais da nossa história, como as assinaturas que deixaram no arrefecimento do Universo.
No decorrer da conferência e da escola doutoral, vão reunir-se no Departamento de Física, Pólo I da UC, mais de uma centena de especialistas internacionais da área e algumas dezenas de estudantes de doutoramento, que pretendem dar um contributo significativo para o conhecimento dos fenómenos fundamentais que desempenham um papel central na existência do Universo tal como o conhecemos.