A plataforma Be a Mom, um inovador programa de prevenção psicológica para promover a saúde mental materna no período pós-parto, vai ser incorporada no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Criado por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Saúde, o Be a Mom vai começar a ser implementado a partir de novembro, de norte a sul do país – nas Unidades Locais de Saúde (ULS) Alto Ave, Viseu Dão-Lafões, Gaia e Espinho e Baixo Alentejo – abrangendo um total de 20 Unidades de Saúde Familiar e serviços de obstetrícia hospitalares.

O programa, cuja implementação resulta de uma parceria estratégica entre a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Coimbra, com o apoio do Institute for Healhtcare Improvement, pretende colmatar a falta de soluções estruturadas e acessíveis na promoção e prevenção da saúde mental materna.

Testado num rigoroso ensaio clínico que contou com a participação de mais de 1 500 mulheres em Portugal, o Be a Mom demonstrou ter a capacidade de reduzir significativamente sintomas de depressão e ansiedade das mães no período pós-parto.

A cerimónia de assinatura pública dos memorandos de entendimento para a implementação do Be a Mom no SNS vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 28, pelas 11h30, na Sala do Senado da UC. Esta cerimónia vem refletir o compromisso das entidades envolvidas na resposta eficaz às necessidades das mulheres no período pós-parto, nomeadamente na promoção de intervenções preventivas e de promoção da saúde mental que contribuam para o bem-estar das mães e das famílias.

A fase inicial de implementação no SNS visa aplicar estratégias de melhoria já utilizadas em projetos de sucesso no passado, como o Desafio Gulbenkian STOP Infeção Hospital e, assim, preparar a sua expansão para outras unidades do SNS, nos próximos dois anos, assegurando, assim, um acesso alargado e equitativo a esta intervenção.

Programa da Cerimónia de Apresentação e Assinatura de Protocolos

11h30 Objetivos da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), na área da Saúde Mental Perinatal
Miguel Xavier, CNPSM

11h40 Apresentação da plataforma Be a Mom
Maria Cristina Canavarro, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

11h55 Apresentação do projeto colaborativo
Pedro Delgado, Institute for Healthcare Improvement

12h10 Assinatura dos protocolos de colaboração entre a CNPSM, a Fundação Calouste Gulbenkian e as Unidades Locais de Saúde piloto
António Sequeira, ULS Viseu
José Queimado, ULS BA
Pedro Cunha, ULS AA
Rui Guimarães, ULS GE
Miguel Xavier, CNPSM
António Feijó, FCG

12h15 Assinatura do acordo entre a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Saúde e a Universidade de Coimbra
Ana Paula Martins, Ministra da Saúde
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra
António Feijó, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

12h20 Intervenção Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó

12h30 Intervenção Ministra da Saúde, Ana Paula Martins

12h40 Encerramento da Sessão
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra