A unidade móvel do programa Cuida-te+ criado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) esteve em Vila Nova de Poiares, na Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, numa ação promovida pela Câmara Municipal.

Esta iniciativa foi acompanhada pela vereadora Maria da Luz Pedroso, pelo diretor do Agrupamento de Escolas, Eduardo Sequeira, pela coordenadora do PES – Programa de Educação e Saúde, Lúcia Pinto e também pela enfermeira Paula Santos, responsável pela UCC – Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade do Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares e responsável pelo Gabinete de Atendimento ao Aluno.

O Cuida-te+ é um programa de saúde juvenil dirigido a jovens, entre os 12 e os 25 anos, com especial foco nos comportamentos aditivos e dependências, alimentação, atividade física e desportiva, saúde sexual e reprodutiva e ainda saúde mental. Este programa é assegurado por profissionais especializados na área da saúde juvenil que garantem toda a confidencialidade do processo.

O principal objetivo do programa Cuida-te+ passa pela promoção dos fatores de proteção e redução de fatores de risco de doenças relacionadas com estilos de vida, bem com pela adoção de uma perspetiva mais compreensiva face à saúde juvenil, procurando abranger os jovens e os seus pares, escolas, comunidades e famílias.

Para o efeito o programa Cuida-te+ disponibiliza unidades móveis, que são viaturas equipadas com um grupo técnico especializado na área da saúde juvenil, que se desloca aos estabelecimentos de ensino, locais de diversão, mostras,

feiras, festivais ou outras iniciativas similares, para sensibilizar e informar sobre as diferentes temáticas abordadas pelo o programa.

O programa Cuida-te+ oferece diversos canais de comunicação, para que os jovens não se sintam abandonados e sem apoio, desde um gabinete de Saúde Juvenil em cada distrito e um espaço online onde é possível colocar questões a psicólogos de forma anonima, gratuita e confidencial. Para mais informações consultar o site disponível em: https://ipdj.gov.pt/.