Cerca de um quarto dos apoiantes de João Cotrim Figueiredo admite votar em branco ou nulo na segunda volta das eleições presidenciais, segundo a sondagem diária da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF, TVI e CNN, divulgada este domingo.
De acordo com os dados publicados pelo JN, 25,8% dos eleitores que apoiaram Cotrim Figueiredo na primeira volta dizem que irão votar em branco ou nulo, enquanto 17,5% permanecem indecisos quanto à escolha do próximo Presidente da República.
Este cenário poderá estar relacionado com a posição assumida pelo eurodeputado, que foi o único candidato da primeira volta a não indicar publicamente o sentido de voto para a segunda. Ainda assim, Cotrim Figueiredo garantiu que não votaria em branco nem em André Ventura.
A sondagem revela também um crescimento global do voto de protesto e da indecisão. Os votos em branco e nulos representam agora 8,4% dos inquiridos, enquanto os indecisos se situam nos 7%.
Seguro mantém vantagem apesar de queda nas intenções de voto
Apesar do aumento da indecisão, a maioria dos eleitores parece ter a escolha definida. Se a votação tivesse ocorrido este domingo, António José Seguro venceria a eleição com 56,2% dos votos, contra 28,4% de André Ventura, uma diferença de 27,8 pontos percentuais.
Segundo o Jornal de Notícias, os resultados já refletem o possível impacto da depressão Kristin na opinião pública. Ainda assim, Seguro regista uma descida contínua nas intenções de voto, caindo pelo quinto dia consecutivo. Desde o início da sondagem da Pitagórica, perdeu 4,7 pontos percentuais.
Em sentido contrário, André Ventura tem vindo a crescer nos últimos dois dias, acumulando mais 1,9 pontos percentuais desde 26 de janeiro. Apesar disso, 90% dos inquiridos acreditam que António José Seguro será o vencedor das eleições.
Vantagem transversal no território e entre as mulheres
Os dados indicam que António José Seguro lidera em todas as regiões do país e recolhe maior apoio entre os eleitores com mais de 55 anos e entre as mulheres. André Ventura apresenta melhores resultados junto da faixa etária dos 35 aos 54 anos e entre os homens.
Campanha entra na última semana
António José Seguro e André Ventura iniciam esta segunda-feira a última semana de campanha oficial, com ações previstas no Alentejo e em Trás-os-Montes, respetivamente.
Nos últimos dias, ambos os candidatos ajustaram as agendas devido às consequências da depressão Kristin, que provocou danos significativos em vários distritos de Portugal continental.
A segunda volta das eleições presidenciais realiza-se no próximo domingo, 8 de fevereiro, para eleger o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa. Na primeira volta, António José Seguro obteve 31,11% dos votos e André Ventura 23,52%.

