Um quarto dos apoiantes de Cotrim promete votar em branco na segunda volta das presidenciais

Cerca de um quarto dos apoiantes de João Cotrim Figueiredo admite votar em branco ou nulo na segunda volta das eleições presidenciais, segundo a sondagem diária da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TSF, TVI e CNN, divulgada este domingo.

De acordo com os dados publicados pelo JN, 25,8% dos eleitores que apoiaram Cotrim Figueiredo na primeira volta dizem que irão votar em branco ou nulo, enquanto 17,5% permanecem indecisos quanto à escolha do próximo Presidente da República.

Este cenário poderá estar relacionado com a posição assumida pelo eurodeputado, que foi o único candidato da primeira volta a não indicar publicamente o sentido de voto para a segunda. Ainda assim, Cotrim Figueiredo garantiu que não votaria em branco nem em André Ventura.

A sondagem revela também um crescimento global do voto de protesto e da indecisão. Os votos em branco e nulos representam agora 8,4% dos inquiridos, enquanto os indecisos se situam nos 7%.

Seguro mantém vantagem apesar de queda nas intenções de voto

Apesar do aumento da indecisão, a maioria dos eleitores parece ter a escolha definida. Se a votação tivesse ocorrido este domingo, António José Seguro venceria a eleição com 56,2% dos votos, contra 28,4% de André Ventura, uma diferença de 27,8 pontos percentuais.

Segundo o Jornal de Notícias, os resultados já refletem o possível impacto da depressão Kristin na opinião pública. Ainda assim, Seguro regista uma descida contínua nas intenções de voto, caindo pelo quinto dia consecutivo. Desde o início da sondagem da Pitagórica, perdeu 4,7 pontos percentuais.

Em sentido contrário, André Ventura tem vindo a crescer nos últimos dois dias, acumulando mais 1,9 pontos percentuais desde 26 de janeiro. Apesar disso, 90% dos inquiridos acreditam que António José Seguro será o vencedor das eleições.

Vantagem transversal no território e entre as mulheres

Os dados indicam que António José Seguro lidera em todas as regiões do país e recolhe maior apoio entre os eleitores com mais de 55 anos e entre as mulheres. André Ventura apresenta melhores resultados junto da faixa etária dos 35 aos 54 anos e entre os homens.

Campanha entra na última semana

António José Seguro e André Ventura iniciam esta segunda-feira a última semana de campanha oficial, com ações previstas no Alentejo e em Trás-os-Montes, respetivamente.

Nos últimos dias, ambos os candidatos ajustaram as agendas devido às consequências da depressão Kristin, que provocou danos significativos em vários distritos de Portugal continental.

A segunda volta das eleições presidenciais realiza-se no próximo domingo, 8 de fevereiro, para eleger o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa. Na primeira volta, António José Seguro obteve 31,11% dos votos e André Ventura 23,52%.

0