Os representantes da Ucrânia e da Rússia poderão reunir-se novamente este fim de semana, disse hoje o chefe dos negociadores da Ucrânia, numa conferência de imprensa em Lviv, no oeste da Ucrânia.

O conselheiro do Presidente Volodymyr Zelensky, disse que as autoridades de Kiev estão apenas à espera do acordo de Moscovo para regressar à mesa de negociações.

Segundo o Governo alemão, o Presidente russo e o chanceler Olaf Scholz falaram hoje ao telefone e Vladimir Putin estará disponível para dialogar com os ucranianos logo que “todas” as suas exigências sejam aceites.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia na semana passada. De acordo com ONU, sabe até ao momento que mais 1,2 milhões de pessoas já fugiram do território ucraniano, sobretudo mulheres e crianças.

Relativamente ao número de vidas perdidas, o Ministério da Defesa da Ucrânia publicou, esta sexta-feira, o relatório, dando conta de que, desde o início da guerra, mas de nove mil russos morreram e foram destruídos quase 1.800 meios de combate.