O Presidente da República considera que “o que a justiça decide está decidido” no que respeita à absolvição de todos os arguidos no processo de Pedrógão Grande, esperando para ver se esta será a deliberação final.

Marcelo Rebelo de Sousa diz respeitar a decisão do Tribunal, se for essa a decisão final:

Os 11 arguidos julgados no processo para determinar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, foram absolvidos, esta terça-feira, pelo Tribunal Judicial de Leiria. Em causa estavam crimes de homicídio por negligência e ofensa à integridade física por negligência, alguns dos quais graves. No processo, o Ministério Público contabilizou 63 mortos e 44 feridos.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses considera que ficou bem patente que foi o sistema que falhou e não o comandante dos Bombeiros daquele concelho, Augusto Arnaut.

António Nunes informou ainda que o conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses deliberou convocar um conselho nacional para o dia 24 de setembro para, entre outros assuntos, exigir a instalação de um comando nacional de bombeiros:

Liga dos Bombeiros Portugueses reúne em conselho nacional, dia 24 deste mês, para exigir a instalação de um comando nacional.