Treze distritos de Portugal continental, entre os quais Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Leiria, vão estar sob aviso laranja entre as 18 horas de hoje e as 03 de amanhã, devido à previsão de vento forte e chuva forte e persistente, na sequência da passagem da depressão Bárbara.

De acordo com as previsões do IPMA, espera-se vento com rajadas até 100 quilómetros por hora, que podem chegar aos 130, nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

O agravamento do estado do tempo vai verificar-se a partir da tarde, como refere o meteorologista Bruno Café:

O arquipélago da Madeira também estará sob aviso laranja devido à previsão de vento forte, entre as 00 e as 18 horas de terça-feira.

O IPMA colocou também hoje as ilhas açorianas da Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre 00 e as 20 horas de amanhã.

Sob aviso amarelo estão também as ilhas do Corvo e Flores, igualmente por causa do vento forte, até às 00:00 de terça-feira.

Devido à previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lançou um alerta à população e recomendou a adoção de comportamentos adequados à situação meteorológica. 

Em comunicado, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e deslizamentos de terra.

A proteção civil recomenda ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.