O trânsito na Estrada Regional (ER) 228, em Vouzela, Viseu, ficará novamente condicionado a partir de terça-feira devido à realização de obras para estabilização de taludes, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP explicou que o trânsito terá de ser desviado por forma a garantir a boa execução dos trabalhos de colocação de barreiras dinâmicas e enchimento do tardoz do muro de betão armado ao quilómetro 35, o que obriga ao corte total do trânsito entre os quilómetros 28,500 e 36.

“O condicionamento terá início no próximo dia 19 e previsão de conclusão a 21 de dezembro, e será implementado entre as 09:00 e as 18:00”, referiu a mesma fonte, acrescentando que a zona dos trabalhos e o desvio de trânsito encontram-se devidamente sinalizados.

Os trabalhos de estabilização de taludes na ER 228 arrancaram no início de março, no âmbito de um investimento de 2,8 milhões de euros no reforço da segurança rodoviária.

A IP indicou que a empreitada compreende a intervenção em 18 taludes de escavação e três aterros, localizados ao longo de um troço com oito quilómetros da ER 228, entre os quilómetros 28 e 36.

A empreitada – que tem um prazo de execução de 300 dias – integra revestimentos pregados com betão projetado e redes de alta resistência, barreiras dinâmicas para proteção da via contra a queda de blocos da encosta natural e preenchimento de infraescavações.

Está também previsto o enchimento em betão do tipo ciclópico a envolver os blocos rochosos existentes, a colocação de manta orgânica de revestimento associada a redes de tripla torção e a construção de muros em gabião e betão armado.

A IP acrescentou que os aterros serão estabilizados com a colocação de muros de gabião, complementando a intervenção com a pavimentação integral do local e a colocação de nova sinalização e de equipamentos de segurança nas zonas a tratar.

“Este investimento tem como objetivo garantir o reforço das condições de segurança e circulação na ER 228”, frisou.