Os contribuintes que não conseguiram, na segunda-feira, comunicar o agregado familiar vão poder fazê-lo até ao próximo dia 19, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
O prolongamento deste prazo até ao final da semana surge depois de se terem verificado, ao longo do dia de ontem, alguns constrangimentos no acesso ao Portal das Finanças causados pelo elevado número de contribuintes que tentaram registar-se.
A comunicação do agregado familiar tem de ser habitualmente feita até ao dia 15 de fevereiro, reportando-se à sua situação e composição em 31 de dezembro do ano anterior, sendo este um passo relevante no apuramento da situação fiscal dos contribuintes para efeitos do IRS ou do IMI.
Esta alteração é relevante para efeitos de obtenção de apoios sociais, bem como para o apuramento do enquadramento dos dependentes em guarda conjunta ou residência alternada.
Assim, até sexta-feira, os contribuintes têm de comunicar as alterações no agregado familiar. Até 25 de fevereiro, os contribuinte têm de registar ou confirmar as faturas emitidas em 2020 bem como a resolução de pendências.

