A taxa de desemprego em Portugal recua pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira, em novembro, a taxa de desemprego terá sido na ordem dos 7,2%.

Este indicador está a recuar desde agosto. Nesse mês a taxa de desemprego foi de 8,1%, desceu para 7,9% em setembro, para 7,5% em outubro e agora para 7,2% em novembro.

De acordo com a nota do INE, a “taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 23,3% e a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 6,1%”.

Ainda em novembro, a população empregada aumentou 0,6% em relação ao mês. Já a taxa subutilização de trabalho situou-se em 14%, valor inferior em 0,9 pontos percentuais ao do mês anterior.

No conjunto de 2020, o Banco de Portugal estima que a taxa de desemprego se fique pelos 7,2%, ao passo que o Conselho das Finanças Públicas aponta para 10%, o Governo para os 8,7%, o Fundo Monetário Internacional para os 8,1%, a Comissão Europeia 8% e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico 7,3%.