Os surtos do novo coronavírus registados em vários hospitais, de norte a sul do país, podem levar à suspensão de visitas.

No entanto, segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, essa decisão só será tomada em último caso:

Estão confirmados 16 casos no Hospital Egas Moniz, em Lisboa; sete no Hospital de Faro, cinco em Leiria e dois no Garcia de Orta, em Almada. Há ainda registo de médicos e enfermeiros infetados na Guarda, Guimarães e Póvoa de Varzim.

A Diretora-Geral da Saúde admite que possa haver ramificações, mas adianta que a situação está controlada, dentro do possível:

Recordo que, ontem, teve início a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe sazonal. São 335 mil vacinas para utentes de lares de idosos e profissionais de saúde.

No que respeita à região Centro, a presidente da Administração Regional de Saúde disse ao jornal digital “Notícias de Coimbra” que está tudo pronto para o início da vacinação:

Relativamente à falta de médicos de família em algumas unidades hospitalares, Rosa Reis Marques adiantou que está aberto concurso para preenchimento de 64 vagas:

A presidente da Administração Regional de Saúde do Centro falou ainda sobre a dificuldade dos utentes em marcar consultas nos Centros de Saúde, salientando que cabe às respetivas coordenações dar uma resposta:

Era Rosa Reis Marques, presidente da ARS Centro, em declarações ao jornal digital “Notícias de Coimbra”.

Esta responsável garante que as 64 vagas de medicina geral e familiar vão ser preenchidas, para dar resposta à falta de médicos de família em várias unidades de saúde da região.