A jovem surfista de seleção de El Salvador morreu, na passada sexta-feira, depois de ter sido atingida por um relâmpago durante um treino, informação já confirmada pela Federação de Surf do Brasil.

A desportista de apenas 22 anos era um dos membros da seleção de El Salvador, país da América Central e o gerente administrativo da Federação de Surf, Milton Flores, descreveu o incidente como tendo sido “algo repentino e fulminante”.

“Quando ela estava a entrar no mar para surfar, de repente caiu um raio e só a vimos a cair. Prestámos-lhe assistência imediatamente”, afirmou Milton Flores, sublinhando ainda que quando chegaram ao centro de saúde local lhes foi transmitida a informação de que a jovem tinha morrido.

A morte de Katherine Díaz gerou posteriormente uma onda de solidariedade nas redes sociais, com várias mensagens a lamentar o seu desaparecimento.

A jovem era surfista desde os nove anos de idade. Participou no Campeonato do Mundo de Juniores de 2012 e no Mundial Open de 2013, no Panamá, e ainda na WSL Qualify Series, em El Salvador, em 2015 e 2016.