A tempestade Leslie (outubro de 2018), que afetou bastante o território do Concelho de Soure, teve várias consequências, entre as quais o encerramento da Piscina Municipal Coberta de Vila Nova de Anços, que sofreu elevados danos estruturais. 

Desde o mandato anterior (2013-2017) que os serviços Municipais vinham identificando graves deficiências no funcionamento deste equipamento Municipal construído e inaugurado em 1997 nomeadamente no que ao comportamento térmico e respetiva eficiência energética. Tendo este tema levou o Município a realizar pequenas intervenções “paliativas” e a encomendar diversos estudos e auditorias energéticas ao funcionamento de todo o edifício. Em 2017 foi encomendado ao ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade um projeto que concretizasse um investimento sustentável e suficiente para melhorar as condições de funcionamento das piscinas municipais. Quando este projeto se encontrava concluído, como já referido, a tempestada Leslie alterou significativamente as condições de implementação do projeto transformando uma obra que previsivelmente poderia custar cerca de 600 mil euros em cerca de um milhão de euros.

Neste sentido, e procurando melhorar o seu funcionamento e maximizar a sua eficiência energética, o Município de Soure apresentou a candidatura “Conservação/Reparação Piscina Municipal Coberta de Vila Nova de Anços – Eficiência Energética” ao Aviso N.º CENTRO-03-2017-52 “Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local” do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020). 

Esta operação, como o nome indica, compreendia uma intervenção de caráter infraestrutural na Piscina Municipal de Vila Nova de Anços, objetivando o aumento do seu desempenho energético, fomentando um importante contributo à redução de emissões de carbono, potenciado pela redução dos consumos de energia. 

Considerando que a inauguração desta infraestrutura data de 1997 e a mesma nunca tinha, até à data, sido alvo de nenhuma intervenção de âmbito infraestrutural, após a realização de auditoria ao espaço, verificou-se a necessidade de implementação de um conjunto de medidas e investimentos que potenciassem a melhoria do desempenho energético do edifício. 

Deste modo, a empreitada incluiu a intervenção na envolvente interior e exterior da estrutura, sistema de iluminação, sistema de produção de energia térmica e sistemas de ventilação mecânica, sistema solar fotovoltaico e sistema solar térmico, passando o consumo anterior de gás propano a ser substituído na totalidade por outras formas de energia. Assim, no cenário final é esperado, apenas, um consumo dependente de fontes de energia não renovável de cerca de 20% (gás propano). 

Com a requalificação da infraestrutura, dotou-se a mesma de novas valências, designadamente de um espaço destinado a equipamentos de ginásio, que a Autarquia pretende concessionar. 

Era intenção da Autarquia que a obra tivesse ficado concluída há já mais de um ano, o que não foi possível por diversos motivos, entre os quais atrasos devido a questões da própria empreitada/projeto, e depois também devido à situação pandémica, que causou prejuízo na contratação de mão-de-obra, na aquisição de matérias-primas e no fornecimento dos serviços especializados. 

Atualmente, a empreitada encontra-se concluída, estando para breve a receção provisória da mesma. O investimento total é de 978.872,07€, com o apoio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no valor de 214.452,73€, através do Centro 2020. Para além desta empreitada, até à abertura que se prevê para inicio de outubro, o Município prevê ainda investir mais cerca de 100 mil euros em equipamentos e arranjos exteriores complementares.

De seguida, o Município procederá à realização dos arranjos exteriores, à reafectação de recursos humanos e à ministração de formação aos mesmos, iniciando posteriormente os trabalhos de limpeza e manutenção para a sua abertura ao público. 

Pretende-se que este seja um equipamento destinado à promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar dos Munícipes, funcionando todo o ano, de segunda-feira a sábado (exceto feriados).