As vacinas da COVID-19 foram desenvolvidas num tempo recorde.

Graças à criação de um software que permite interpretar compostos químicos e moléculas, a empresa espanhola Mestrelab desempenhou um papel fundamental para acelerar o processo de desenvolvimento das vacinas da COVID-19.

O programa pode ser usado em vários tipos de máquinas de laboratório e representa uma poupança de tempo para os investigadores, onde o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, devido à inovação e às indústrias do futuro, nos últimos quatro anos, deu a Mestrelab mais de 1,2 milhões de euros.

A ideia deste software nasceu no final dos anos 90, no ínicio eram apenas três amigos, hoje, a empresa Espanhola emprega 50 pessoas e está presente na Europa, na Ásia e na América.

O software é usado em todo o mundo por farmacêuticos, empresas de biotecnologia, universidades e tem sido extremamente útil aos cientistas do Centro de Investigação em Química Biológica e Materiais Moleculares, em Santiago de Compostela, que estão a tentar desenvolver uma vacina contra o novo Coronavírus.