Tondela, o concelho anfitrião, estará representado com sete produtores no evento vínico Tondela Brancos Dão, que arranca esta sexta-feira (07 de julho) no Parque Urbano, pelas 17h00. A iniciativa termina só no domingo. 

Sirlyn Wines, Maria João/Grilos, Quinta das Camélias, Quinta das Queimas, Casa de Mouraz, Quinta de Carvalhiços e a Quinta da Ramalhosa são os vitivinicultores de Tondela que estarão representados no certame. 

A estes produtores juntam-se a Quinta dos Penassais, a Amora Brava, a Julia Kemper Wines, a Pedra Cancela e a Casa Américo Wines, da região demarcada do Dão. 

No Tondela Brancos estarão ainda presentes as empresas Villarôco, Quinta de Carapeços, Beira Serra Vinhos, Quinta do Bucheiro, Ceira Wines and Vines, Casa do Joa, Palmeirim de Inglaterra, Quinta do Pingão Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Quinta da Pigarça e MarchaLégua. 

Ao todo serão mais de duas dezenas os vitivinicultores presentes, um número recorde, e que representarão as várias regiões demarcadas do país. Durante os três dias do evento estes produtores vão dar a provar os seus melhores vinhos brancos, verdes e espumantes brancos. 

Esta oitava edição do Tondela Brancos vai contar com a participação, pela primeira vez, de dois enólogos internacionais. O luso-francês Phillippe Nunes, Anca Poiana Martins, de origem romena, e o português José Teixeira são os especialistas do mundo dos vinhos convidados para o evento. Estes especialistas serão responsáveis pelas já tradicionais provas comentadas e cegas.

Novidade este ano é também a realização de um workshop de cozinha infantil, que será orientado pela nutricionista da Câmara Municipal Emília Rodrigues, que ensinará os mais novos a confecionar bolachas saudáveis. Este momento ajudará a afirmar o Brancos como um evento para toda a família. 

As estreias não se ficam por aqui. Nesta edição haverá uma zona só dedicada a Street Food, em que os visitantes deliciar-se-ão com petiscos tradicionais, hambúrgueres, chocolates e crepes, entre outros sabores.

Ainda pela primeira vez, o Tondela Brancos acolherá, no primeiro dia, a gala de entrega de prémios do concurso Os Melhores Vinhos do Dão, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, com o apoio do Município. Serão atribuídas medalhas de prata, ouro e platina e eleito o Melhor Vinho a Concurso. A cerimónia pretende homenagear e enaltecer o trabalho realizado pelos produtores da região demarcada. 

Quanto ao restante programa, mantêm-se os showcookings, desta vez com um dedicado ao chocolate, orientado pela chef Vera Ferraz, e outro aos queijos e enchidos, que terá aos comandado o chef António Alexandre. Voltarão a realizar-se dois momentos de harmonização de vinhos, um dos quais dirigido pelo sommelier Bruno Firmino, do Club des Chateaux Lisboa. 

Além de poderem degustar e comprar vinhos brancos, verdes e espumantes, quem passar pelo Parque Urbano também poderá comer. Durante os três dias do Tondela Brancos estará em funcionamento um espaço em que dois restaurantes do concelho estarão a servir almoços e jantares.

A música também não irá faltar nos três dias de certame. A cantora Carolina de Deus é a cabeça de cartaz, atuando já na noite desta sexta-feira. Pelo palco do Tondela Brancos passarão ainda os projetos Tee e De Britto. Haverá ainda música ambiente a cargo do dj residente Rayottö. Já a pensar na pequenada decorrerá o espetáculo de animação infantil Sapo King e a Crew. 

Pelo segundo ano, realizar-se-á a Rota dos Brancos, um passeio de BTT que percorrerá cinco propriedades vínicas do concelho de Tondela, ao longo de 25 quilómetros. A Casa de Mouraz e as quintas das Queimas, da Ramalhosa, dos Grilos e de Syrlin abrirão as suas portas aos betetistas, que terão a oportunidade de provarem os vinhos produzidos nas respetivas propriedades. São 100 os betetistas inscritos nesta atividade. 

O Tondela Brancos Dão é um evento dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos de Tondela, um produto de excelência da região do Dão, com um paladar ímpar, fruto do “terroir” característico das Terras de Besteiros, sendo aberto a produtores de outras regiões demarcadas do país.