Mais de três dezenas de pessoas estiveram no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para a sessão de encerramento da exposição Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica, que esteve patente neste equipamento cultural durante todo o mês de fevereiro.

Organizada pela Associação Fotografarte, a iniciativa surgiu no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede, através da Biblioteca Municipal, e do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta e contou com a presença, para além do autor, Nuno Furet, de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Lopes, presidente da Associação FotografARTE, e Sónia Valente, coordenadora do CLA Cantanhede da Universidade Aberta, entre os inúmeros participantes.

O vice-presidente da autarquia cantanhedense, Pedro Cardoso, congratulou-se “com a realização desta importante iniciativa cultural, após tanto tempo de interrupção, na esperança que seja o espelho da tão esperada retoma cultural”. O responsável pelo pelouro da Cultura salientou “a presença do autor numa sessão da Fotografarte permitir explorar e aprofudar ainda mais os registos fotográficos patentes na exposição  e os objetivos que estiveram subjacentes à concretização de tão interessante mostra fotográfica. É absolutamente fantástico ouvir as experiências fabulosas do autor ao percorrer este emblemático percurso de Norte a Sul, que liga Chaves a Faro”, concluiu.

Durante a  sessão, Nuno Furet estava “visivelmente satisfeito com a recolha de imagens que resultou na exposição”, revelando que a mostra “não é mais do que a partilha das experiências vivenciadas na primeira pessoa enquanto fotógrafo amador nas viagens que realizei percorrendo a Estrada Nacional 2”.Por outro lado, Fátima Lopes, presidente da Associação FotografARTE,  regozijou-se “com a presença de Nuno Furet”, reforçando a importância do autor “ter integrado as atividades da Associação, não só na partilha dos seus fabulosos registos fotográficos como também na partilha, na primeira pessoa, de memórias que resultaram das viagens nesta fabulosa e única via de comunição”.