No próximo dia 26 de maio, no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC),  realizar-se-ão as 3ªs Jornadas do Serviço Social do CHUC, subordinadas ao tema “Serviço Social, Ética e Diversidade num Mundo Global: (des)envolvimentos e (trans)formações”,  uma organização conjunta do CHUC e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. 

O evento tem como referência o mote da Federação Internacional dos Assistentes Sociais, Respeitar a diversidade através de uma ação social conjunta, e o apelo das Nações Unidas que sugere que a grande finalidade desta ação social conjunta se reveja no lema “Não deixar ninguém para trás” ”.

O que se pretende refletir com estas Jornadas e o que está em causa na Ação Social são as pessoas e as suas condições para gerirem as vicissitudes sociais e naturais do ciclo da vida. Os desígnios da Ação Social vão para além de conhecer os processos que provocam a exclusão social, mas, sobretudo, identificar, renovar ou criar os meios adequados e suscetíveis de transformar e melhorar as condições de existência e de promover a autonomia das pessoas. 

Antevendo um futuro cheio de desafios de integração e de gestão da diversidade, relacionados com as mudanças demográficas e epidemiológicas do país, a inovação terapêutica em saúde e as expectativas de uma sociedade mais informada e exigente, este evento proporcionará a criação de oportunidades únicas de debate e de reflexão sobre novas formas de agir e pensar as respostas sociais para a resolução dos desafios colocados aos cidadãos em contexto de doença.

Comprometidos com esta finalidade juntam-se ao debate um leque de especialistas que irão refletir não apenas sobre as questões éticas e políticas que afetam e estão entretecidas com a prática, a investigação e o desenvolvimento do conhecimento em Serviço Social na Saúde, na Proteção Social e no Poder Local mas, também, debater a cocriação de políticas sociais, ações e práticas baseadas na inclusão, respeito intergeracional, celebração das nossas diferenças e acordo sobre um futuro compartilhado.

Nestas Jornadas, para além de se alavancar o conhecimento sobre as novidades existentes na configuração das políticas de saúde haverá, também, a possibilidade de partilharmos a nossa experiência profissional com comunidades e populações onde ocorreram mudanças transformadoras.

O programa do evento foca as sessões da manhã em temáticas que asseguram uma reflexão sobre ética e diversidade num mundo global e sobre as políticas nacionais de saúde consideradas inovadoras para a promoção da saúde dos portugueses e no período da tarde na apresentação de projetos considerados inovadores no campo da proteção social a populações em situação de vulnerabilidade social. 

Será ainda apresentada uma conferência sobre o papel da organização profissional dos assistentes sociais nos serviços de saúde pela presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais e haverá a entrega de prémios aos três melhores pósteres de investigação na área do Serviço Social.