A seleção nacional de futebol feminino goleou a Islândia, por 4-1, esta terça-feira, em Paços de Ferreira, no segundo ‘play-off’ de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

O resultado foi conseguido no prolongamento, depois das equipas terem chegado ao fim do tempo regulamentar empatadas a uma bola. Portugal chegou à vantagem já na segunda parte, na marcação de um penálti, por Carole Costa.

A jogar com 10, a Islândia repôs o empate pouco depois. No prolongamento, a equipa das quinas marcou mais três golos, por Diana Silva, Tatiana Pinto e Kika Nazareth. Mesmo assim, Portugal não conseguiu a qualificação direta, uma vez que a Suíça e a República da Irlanda venceram e garantiram, elas sim, o apuramento para a fase final do Mundial.

Desta forma, a seleção nacional vai ter de disputar um ‘play-off’ Intercontinental, entre os dias 18 e 23 de fevereiro, na Nova Zelândia.

No final do jogo, em declarações ao Canal 11, o selecionador nacional, Francisco Neto, disse estar orgulhoso das suas jogadoras e destacou o trajeto de Portugal nesta caminhada rumo ao Mundial:

No terceiro ‘play-off’, Portugal terá pela frente seleções teoricamente mais acessíveis como as da China Taipé, Chile, Tailândia, Papua Nova Guiné, Paraguai, Haiti, Panamá, Camarões e Senegal.