A seleção nacional de futebol feminino chegou esta quinta-feira a Portugal, depois de ter sido afastada na fase de grupos do Mundial’2023. A equipa das quinas foi recebida em euforia por centenas de adeptos, que quiseram manifestar o seu apreço pelo resultado obtido na primeira participação de Portugal na fase final de um Campeonato do Mundo.

Em declarações aos jornalistas, Dolores Silva reconheceu que esta não era a data em que as ‘Navegadoras’ queriam regressar, mas destacou a importância desta participação para todas as mulheres:

Ana Borges falou de frustração mas, sobretudo, de orgulho:

Jéssica Silva salientou as conquistas fora de campo:

A comitiva seguiu depois para o Palácio de Belém, onde foi recebida pelo Presidente da República, numa cerimónia onde estiveram presentes vários membros do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a prestação da equipa e lançou o desafio para futuras conquistas:

O selecionador nacional, Francisco Neto, destacou o espírito de compromisso da equipa e prometeu voltar:

Para Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, esta foi a primeira de muitas participações de Portugal em fases finais de Campeonatos do Mundo:

Seleção de futebol feminino regressou esta quinta-feira a Portugal, orgulhosa da primeira participação num Campeonato do Mundo. De referir que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o lançamento de uma medalha comemorativa da estreia da seleção feminina em Mundiais.