A próxima sexta-feira, dia 26 de maio, traz uma tarde e noite cheias de atividades na Oficina Municipal do Teatro (OMT). A partir das 18h, o Fórum Jovens Críticos volta a reunir-se para uma conversa sobre crítica teatral com Jorge Louraço Figueira – dramaturgo, diretor artístico do Teatro Municipal Constantino Nery (de Matosinhos) e crítico teatral do Público entre 2005 e 2017. Depois, às 22h, abrimos as portas da Tabacaria para um concerto dos Hisou, que, para a sua estreia em Coimbra, trazem rock com uma vivacidade juvenil e de uma eletricidade contagiante.

O Fórum Jovens Críticos é uma iniciativa do Teatrão que teve início no passado dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. O grupo que aí se formou tem-se juntado para ver espetáculos e discuti-los. Através de exercícios de crítica teatral e de conversas com programadores de vários teatros nacionais, pretende-se dar uma plataforma à perspetiva dos jovens sobre a pouca programação cultural específica para as suas idades. Este grupo de jovens não pretende ser fixo ou fechado a novos participantes. Como tal, a entrada é livre e aberta a todos os jovens com mais de 14 anos.

O encontro da próxima sexta-feira pretende armar o olhar crítico dos jovens e dar-lhes outro tipo de ferramentas para que possam expressar as suas opiniões e preocupações. É daqui que nasce o convite a Jorge Louraço Figueira. Nascido em 1973, na Nazaré, o atual diretor artístico do Teatro Municipal de Matosinhos já escreveu várias peças, entre as quais As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres ou O Espantalho Teso. Além disso, foi coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE, no Porto, dramaturgo residente no Teatrão e, ainda, como referido acima, crítico de teatro do jornal Público.

Este Fórum surge ainda no contexto mais alargado do projeto pedagógico do Teatrão, que pretende envolver mais esta faixa etária não só a nível da sua programação, mas também ao nível dos momentos de diálogo com o público e da fomentação deste tipo de espaços de pensamento cultural para adolescentes.

Depois, a partir das 22h, a OMT abre as portas da Tabacaria para o primeiro concerto dos Hisou em Coimbra. A banda junta em palco três rockeiros experientes: Alexandre Fernandes (dos Sun Blossoms e dos Black Moss) na guitarra e voz, Alexandre Rendeiro (de Alek Rein e dos Sun Blossoms) no baixo e Ricardo “Caguincha” Mendes (dos Cave Story e dos Black Moss) na bateria. Nos últimos meses, o trio gravou no estúdio Scratch Built o seu primeiro e ferocíssimo EP, atualmente a ser misturado pelo Gonçalo Formiga dos Cave Story e com lançamento previsto para muito breve. Com uma sonoridade garage rock e punk, à qual se junta algum psicadelismo lo-fi, num cocktail de influências que faz lembrar King Gizzard & the Lizard Wizard, Thee Oh Sees ou Ty Segall, a banda promete uma noite para não esquecer.

Os bilhetes para o concerto têm um preço único de 6€ e podem ser adquiridos na OMT ou na Ticketline, através de bit.ly/HisouTabacaria.