O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, reuniu-se ontem, na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, a vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, e o secretário executivo, Jorge Brito, com o objetivo de discutir e analisar os investimentos ligados à economia do Mar necessários para a Região de Coimbra.

Durante a reunião, os três municípios do litoral destacaram que a estratégia do Mar está implícita na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Coimbra e que o desígnio da CIM Região de Coimbra é trabalhar com o Governo, no sentido de criar um polo tecnológico e empresarial ligado ao Mar – um Hub Azul -, que potencie a criação de valor no território, envolvendo entidades da área científica e tecnológica, assim como os agentes públicos e privados.

“A Região de Coimbra quer ter um papel no desenvolvimento da chamada Economia Azul, o setor económico relacionado com o mar, explorado de forma sustentável. Queremos que as empresas desta Região possam usufruir da investigação científica e da inovação criada nas universidades, para termos uma economia produtiva, com futuro, utilizando o potencial do mar como um fator determinante para este crescimento económico”, afirma Raul Almeida.

Por sua vez, José Maria Costa comprometeu-se a encontrar soluções económicas que vão ao encontro das necessidades territoriais da Região de Coimbra e em criar condições para a existência de um Hub do Mar na Região de Coimbra.

Com a criação destes Hub, o Governo pretende fomentar um modelo de negócio da Economia do Mar que seja dinamizador da transferência de conhecimento e tecnologia entre empresas, academias, autarquias e outros agentes. Algumas das atividades mais promissoras são a energia renovável de fonte ou localização oceânica, a aquicultura em mar aberto (offshore) a robótica, os cabos submarinos e a bio economia azul, nomeadamente produtos para as indústrias têxtil, alimentar farmacêutica e a cosmética.