O secretário de Estado da Saúde garante que o SNS está preparado para responder à segunda vaga da pandemia. Ontem, na conferência de imprensa da DGS, Diogo Serras Lopes apelou também à serenidade e ao cumprimento das regras:

No habitual encontro com os jornalistas, a diretora-geral da Saúde revelou que há, neste momento, 49 surtos ativos em escolas. Graça Freitas referiu também uma sondagem que revela que a maioria dos portugueses considera seguro o regresso às aulas presenciais:

Também ontem, o Primeiro-Ministro esteve reunido com autarcas de Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras, devido ao aumento do número de novos casos de Covid-19.

No final, em declarações aos jornalistas, António Costa recusou a hipótese de aplicar um cordão sanitário e deixou a garantia de que o Serviço Nacional de Saúde está preparado para o que aí vem:

Para além de aumentar a capacidade de testagem, há um conjunto de medidas que ainda vai ser apresentado aos ministros da Administração Interna e da Saúde. Por sua vez, o Presidente da República admite estar preocupado com a atual situação da pandemia de covid-19 em Portugal.

No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa diz que temos de continuar a viver, sabendo que a crise sanitária vai durar ainda muitos meses e pede bom senso aos portugueses:

Entretanto, o Professor de Epidemiologia, Manuel Carmo Gomes, aponta os três mil casos diários de Covid-19 em Portugal ainda esta semana.

Em entrevista à SIC Notícias, o especialista, que colabora com a DGS, diz que, segundo as estatísticas, em novembro, o país deverá esperar cinco mil casos por dia:

As previsões de Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia na Universidade de Lisboa e um dos peritos que colabora com a Direção-Geral da Saúde, em entrevista à SIC Notícias. Os últimos dados indicam que, desde o início da pandemia, o país totaliza 103.736 infetados, 2.213 mortes e 61.898 pessoas recuperadas da doença. Os números relativos às últimas 24 horas vão ser divulgados daqui a pouco.