Miranda do Corvo recebe concerto de MACADAME

Os MACADAME vão atuar, ao vivo, no próximo dia 13 de novembro (sábado), pelas 21h30, na Casa das Artes de Miranda do Corvo. Trata-se de um concerto inserido na programação da Rede Cultural Terras da Chanfana, mais propriamente no projeto ‘Venha o Diabo e Escolha’. A entrada é gratuita mediante reserva.

Os MACADAME sobem ao palco no dia 13 de novembro, pelas 21h30, na Casa das Artes de Miranda do Corvo. Oportunidade excelente para se deixar deliciar com os sons desta banda que, desde 2011, trabalha sobre as músicas de raiz tradicional entregues pelas mãos de Michel Giacometti, Ernesto Veiga de Oliveira e outros mais, e devolve-as a quem as quiser ouvir ou reouvir.

Foi esse o caminho percorrido nos seus dois anteriores álbuns – ‘Pão quente e bacalhau cru’ (2014) e ‘Firmamento’ (2016), ambos de edição própria -, e que pretendem continuar a seguir neste terceiro disco ‘Auto da Paixão de Mariana’.

As tradições do Ciclo da Páscoa estão fortemente enraizadas no tecido cultural dos portugueses. Ritos judaico-cristãos confundem-se muitas vezes com antigas práticas pagãs.

Coincidentes com o equinócio da Primavera, as tradições pascais celebram a vitória da luz sobre a escuridão, da liberdade sobre a escravidão, da vida sobre a morte. Mas não sem antes sofrer os rigores do Inverno, as penitências da vida, que todos temos de carregar a nossa cruz.

Mariana é a ponta do fio que destece estas tradições e cose a bainha deste disco. É nela que habitam todas as mulheres que alguma vez usaram a sua voz para embalar um filho, amainar as dores da enxada que se carrega como uma cruz, imaginar a vida e vencer a morte.

É dela a história que os Macadame querem contar.

Para o fazer, continuarão a seguir a abordagem de misturar instrumentos contemporâneos (guitarra e baixo eléctricos, samplers, sintetizadores, etc.) com instrumentos tradicionais (violas braguesa, da terra, cavaquinho, adufe, etc.).

Da mesma forma, continuarão a misturar melodias tradicionais com novas letras, e a fazer novas músicas para poemas do cancioneiro tradicional.

FICHA TÉCNICA

Os Macadame são:

Vânia Couto – Voz

Alexandre Barros – Viola Braguesa, viola campaniça, guitarra acústica

Paulo Yoshida – Baixo

Rui Macedo – Guitarra, Cigar Box Guitar

João Fong – Programação e teclados

Músicos convidados:

Nuno Reis – Trumpete

Carolina Rocha – Voz

Carolina Simões – Voz

Raquel Melo – Voz

Rita Viola – Voz

Poema dito por Gabriela Anderson Gravado, misturado e masterizado nos Estúdios GrooveWood por Serafim Borges

Ilustrações: Ana Biscaia

Grafismo: Paul Hardman

A entrada neste concerto é gratuita, mediante reserva. Este evento é organizado de acordo com as regras e orientações da DGS.

Este espetáculo integra-se na programação da Rede Cultural Terras da Chanfana, mais propriamente no projeto ‘Venha o Diabo e Escolha’. Este projeto visa a promoção de artistas da área da música e da região centro.

A programação estrutura-se a partir da música tradicional, mas integra também projetos pop/rock/R&B, assegurando um ecletismo capaz de atrair públicos diferenciados.

‘Venha o Diabo e Escolha’ é uma iniciativa inserida na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

*Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da REDE CULTURAL DAS TERRAS DA CHANFANA e dos respetivos Municípios.