Foi a dia 17 de maio, que a pesca da sardinha reabriu, depois de quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas até julho.

Hoje, dia 18 de junho, O Conselho Internacional para a Exploração do Mar, divulga o parecer científico sobre as possibilidades de pesca da sardinha, seguido por uma avaliação do Governo.

O ICES vai divulgar o parecer com as recomendações sobre a captura desta espécie, que vai incluir a revisão do aconselhamento das possibilidades para 2021. Esta revisão surge em resposta a um pedido, realizado em fevereiro, pelos governos de Portugal e Espanha.

Em reunião da Comissão de Acompanhamento da Sardinha, que também vai decorrer esta sexta-feira, será apresentada a informação sobre o estado do recurso e discutidas as perspetivas de regulação.

O Ministério do Mar, pelas 12:00, vai fazer um ponto de situação das possibilidades de captura da sardinha até ao final de 2021.

Recentemente, o ministro do Mar disse ter uma expectativa positiva quando a uma melhoria das quotas, mas não avançou números. O ‘stock’ de sardinhas é partilhado entre Portugal e Espanha, segundo uma recomendação de capturas baseada numa regra de exploração precaucionaria.