As praias fluviais do Reconquinho e do Vimieiro, no concelho de Penacova, a praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, e as praias fluviais de Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, foram distinguidas com o selo de “Qualidade de Ouro”.

Trata-se de um galardão, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, mas que tem também em conta a forma como decorreu a última época balnear.

Ainda no distrito de Coimbra, os concelhos de Arganil e Cantanhede contam igualmente com 3 praias fluviais “Qualidade de Ouro”, Lousã recebeu duas distinções, enquanto que Coimbra, Góis e Penela, possuem, em 2022, uma praia fluvial com o referido galardão.

De referir que a Quercus divulgou 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão, que avalia a qualidade das águas balneares nacionais. Em relação ao ano passado, são mais 47 praias distinguidas, 359 costeiras, 72 interiores e 9 de transição.