A previsão da Comissão Europeia para o produto interno bruto do primeiro trimestre em Portugal, dá conta de uma queda de 2,1% e é a pior de toda a União Europeia, de acordo com as previsões divulgadas esta quinta-feira.

Porém a Grécia, Chipre, Malta e Luxemburgo não têm dados trimestrais disponíveis.

À queda de 2,1% no primeiro trimestre deverão seguir-se subidas do PIB de 1,8%, 4,1% e 0,8% no segundo, terceiro e quarto trimestres, respetivamente.

No conjunto da União Europeia, a queda deverá ser de 0,8% no primeiro trimestre, e na zona euro a descida deverá ser de 0,9%, no total do ano a UE deverá crescer 3,7% e a zona euro 3,8%.

Para o conjunto do ano, a Comissão Europeia prevê um crescimento do PIB português de 4,1%, uma revisão em baixa da previsão de 5,4% feita em novembro, segundo as previsões macroeconómicas de inverno.

O Governo português espera atualmente uma subida do PIB de 5,4% este ano, de acordo com as previsões feitas aquando da apresentação do Orçamento do Estado de 2021 (OE2021), mas o ministro das Finanças já admitiu uma revisão do cenário macroeconómico, devido aos efeitos da pandemia de covid-19.