O Partido Socialista conquistou a freguesia de Lavegadas ao PSD e venceu em toda a linha no concelho de Vila Nova de Poiares.

João Miguel Henriques foi reeleito para o terceiro e último mandato na Câmara e Nuno Lima Fernandes também foi reeleito presidente da Assembleia Municipal.

A nível de freguesias, também há dois reeleitos, José Manuel Henriques, na Arrifana, e João Carlos Féteira, em S. Miguel. Os estreantes são Nuno Neves, que venceu em Poiares Sto. André, e Loide Ferreira, que ganhou nas Lavegadas.

Ainda assim, o PS perdeu um vereador para o PSD, na Câmara Municipal, passando de 4-1 para 3-2, o mesmo acontecendo na Assembleia Municipal, onde a diferença passou de 10-4 para 9-5.

Destaque, neste órgão, para a eleição de um deputado municipal da CDU, o que aconteceu pela primeira vez.

No rescaldo da vitória, João Henriques destacou o triunfo do PS em todos os órgãos autárquicos:

A candidata do PSD, Maria Albertina Ferreira, salientou o facto do partido ter recuperado um vereador, relativamente às eleições de 2017, lamentando ter perdido a freguesia de Lavegadas:

PENACOVA

Uma das grandes surpresas da noite, foi a vitória de Álvaro Coimbra em Penacova. O candidato independente pelo PSD derrotou Pedro Coimbra, do PS, e pôs fim a 12 anos de governação socialista.

Ouvido pela MundialFM, o novo presidente da Câmara destacou isso mesmo:

O Partido Socialista reagiu aos resultados, através de um comunicado enviado às Redações, no qual reconhece a derrota para a Câmara e Assembleia Municipal, destacando, no entanto, a vitória em seis das oito juntas de freguesia do concelho: Carvalho, União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Figueira de Lorvão, União das Freguesias de Friúmes e Paradela, Lorvão e  Penacova.

O PSD conquistou a União de Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego e a Junta de Freguesia de Sazes do Lorvão.

Relativamente aos outros concelhos do distrito de Coimbra, o PS venceu em Condeixa, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penela, Soure e Tábua.

O PSD conquistou as autarquias de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Góis e Pampilhosa da Serra. Pedro Santana Lopes, do Movimento Figueira à Primeira, triunfou na Figueira da Foz.

Relativamente à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, há a registar a vitória de António Franco, cabeça de lista do Movimento Mais e Melhor, na Mealhada, e do PS, em Mortágua.

LOUSÃ

No rescaldo da noite eleitoral, a MundialFM ouviu ainda Luís Antunes. O presidente reeleito na Lousã destacou a vitória do PS em todos os órgãos autárquicos:

GÓIS

Rui Sampaio, que conduziu o PSD à vitória em Góis, agradeceu a confiança depositada pelos goienses na sua candidatura:

COIMBRA

A capital de distrito mudou de cor, como já referimos, com a vitória da coligação ‘Juntos Somos Coimbra’, encabeçada por José Manuel Silva.

O novo presidente da Câmara quer que Coimbra seja o motor do desenvolvimento nacional:

O candidato derrotado, Manuel Machado, diz respeitar a decisão do povo:

Instado a comentar o resultado em Coimbra, o líder do PS, António Costa, lamentou a perda da autarquia para o PSD:

Relativamente às capitais de distrito da região, Fernando Ruas regressou a Viseu e manteve a Câmara para o PSD; Ribau Esteves foi reeleito em Aveiro; o movimento independente “Pela Guarda”, liderado por Sérgio Costa, venceu na Guarda e, em Leiria, Gonçalo Lopes, do PS, foi o vencedor.

A nível nacional, destaque para Carlos Moedas, que conquistou a Câmara de Lisboa para o PSD; Rui Moreira, que se mantém à frente do Município do Porto, e Pedro Calado, que recuperou a Câmara do Funchal para o PSD.