Alunos, professores, mentores e empresários assinalaram o êxito da edição piloto do School Lab Firm, um projeto realizado no âmbito da Escola Condeixa Food Lab, sediada em Condeixa, e que terminou com um jantar de apresentação de resultados no Restaurante Pedagógico Janelas do Mondego, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Este projeto piloto integra o plano de atividades da Escola – Condeixa Food Lab, instalada na antiga escola feminina de Condeixa, desenvolvido pela Câmara Municipal de Condeixa em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC).

“São projetos como estes que ajudam a aproximar a comunidade escolar do contexto real de trabalho, criando respostas e soluções concretas para os desafios das empresas de restauração. Deste modo, através do ensino e da formação, estamos a melhorar a qualificação de um setor fundamental para o desenvolvimento do turismo”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, que marcou presença no jantar de apresentação de resultados.

Participaram nesta edição piloto os alunos da turma do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão e Produção de Cozinha B 2021-2022 e o restaurante Paço de Vila, em Condeixa-a-Nova, cujo proprietário e antigo aluno da EHTC, João Martins, aceitou o convite para colocar aos alunos desafios concretos sobre o seu restaurante.

No final do projeto, os alunos apresentaram uma proposta de desdobramento da ementa em duas sazonais, reforçando a utilização de produtos tradicionais e regionais. Posteriormente o empresário selecionado para esta edição piloto receberá um documento onde constará um plano de negócios reunindo os pressupostos utilizados, fichas técnicas, ementas completas, traduzidas em inglês e francês e conclusões tiradas ao longo do projeto. A sustentabilidade (económica, social e ambiental) foi uma das principais preocupações manifestadas pelos alunos, em especial no que toca à redução do desperdício e reforço de sinergias entre os vários pratos da ementa; o reforço da economia local, promovendo produtores e fornecedores locais, emprego local, artesanato e loiças locais e a redução da pegada ecológica decorrente do encurtamento das cadeias de abastecimento com impacto direto na redução de transportes.