O primeiro curso ministrado no Campus da Figueira da Foz da Universidade de Coimbra (CFFUC), Curso de Formação em Temas de Turismo Costeiro, não conferente de grau, terminou no passado sábado, dia 13 de maio, com a realização de um Boot Camp na Figueira da Foz. 

O Curso, também módulo introdutório a uma futura pós-graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura, composto por um conjunto de 7 sessões realizadas aos sábados e financiado a 100% pelo PRR – Projeto Living the Future Academy, teve como objetivo “introduzir as ciências sociais e os processos antropogénicos no conhecimento multidisciplinar sobre o cluster do mar e os espaços litorais complementando e criando sinergias com as ciências naturais e tecnológicas e as engenharias.”.

O Boot Camp, que foi acompanhado pelo Professor Doutor Carlos Cardoso Ferreira e Professor Norberto Santos, docentes do módulo e da pós-graduação que, entretanto, irá ter início, teve um programa de atividades bem preenchido. Com início na Casa do Paço, os formandos foram até ao Cabedelo na embarcação elétrica que se encontra a efetuar a travessia do Mondego. Seguiu-se uma visita orientada por Eurico Gonçalves a uma escola de Surf local. A manhã terminou na Ilha da Morraceira, no Viveiro da “Joaquim da Fonte”, produtor de ostras. De tarde rumaram à Salina do Corredor da Cobra (Núcleo Museológico do Sal), para depois regressarem à margem norte, a Buarcos, para uma visita ao Núcleo Museológico do Mar e à exposição temporária ‘Farol do Cabo Mondego – 100 anos’ e um pequeno percurso pedonal pela Fortaleza de Buarcos. Seguiu-se uma viagem até ao Cabo Mondego (património geológico e industrial), Farol do Cabo Mondego e Serra da Boa Viagem. A visita terminou no ponto de partida, a Casa do Paço, depois de um Figueira de honra.

Lembramos que o CFFUC, instalado desde dezembro de 2022 na Quinta das Olaias, visa o desenvolvimento da missão universitária nos domínios da formação, investigação e inovação, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades transdisciplinares e projetos relacionados com o desenvolvimento sustentável, designadamente nas áreas do turismo sustentável, da economia de mar e da economia circular.