O Presidente da República afirma que já é tarde para o ex-presidente do Banco Privado Português, João Rendeiro, pedir indulto para regressar a Portugal, adiantando que não é possível sequer examinar a questão.

Marcelo Rebelo de Sousa disse, à Antena 1, que o prazo para apresentar o pedido terminou em julho:

A questão do indulto presidencial foi levantada por João Rendeiro, numa entrevista ao canal CNN Portugal, na qual o ex-bancário disse que só regressa a Portugal se for ilibado ou com indulto do Presidente da República.

O antigo presidente do BPP considerou-se injustiçado e comparou o seu caso com o do antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, que disse estar protegido pelo sistema:

A CNN Portugal esclarece, no seu ‘site’ oficial na Internet, que o paradeiro de João Rendeiro permanece desconhecido, adiantando que o ex-banqueiro foi entrevistado à distância e através de tecnologias escolhidas para proteger rastos de localização.

Recorde-se que o antigo presidente do BPP, condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva, num processo por burla qualificada, está em parte incerta após ter fugido à justiça.