O Presidente da República deu uma autêntica aula de história, este domingo, nas comemorações oficiais do 25 de Abril, na Assembleia da República.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que nunca houve um Portugal perfeito e que é necessário assumir tudo na história do país, incluindo a Guerra Colonial.

No seu discurso, o Chefe de Estado deixou ainda um apelo para que o país se reconcilie com o passado e que, daí, tire lições para o presente:

De referir que o combate à corrupção esteve presente em praticamente todos os discursos, no Parlamento. Da esquerda à direita, todos foram unânimes em concordar que é necessário criminalizar toda a forma de corrupção, nomeadamente o enriquecimento ilícito.

O Presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, defendeu que é urgente aperfeiçoar as leis, mas avisou que não há donos da transparência e que os eleitos pelo povo e os magistrados não podem ser suspeitos à partida:

Numa cerimónia restrita, com poucos convidados, entre os quais Ramalho Eanes, antigo presidente da República, que foi homenageado, marcaram presença 47 deputados, assinalando os 47 anos do 25 de Abril.