O Presidente da República da Turquia, RecepTayyip Erdoğan, condecorou hoje, dia 25 de abril, em Ancara, a Força Operacional Conjunta (FOCON) que cumpriu na Turquia a missão de apoiar nas operações de busca e salvamento após os terramotos de 6 de fevereiro, tendo recebido a  insígnia o Chefe de Missão, Comandante José Guilherme. Foram igualmente condecoradas as restantes equipas internacionais que estiveram no país a ajudar nos trabalhos de busca e salvamento.

A FOCON, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e composta por 52 elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Guarda Nacional Republica, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e por seis cães, esteve mais de uma semana na cidade turca de Antáquia/Hatay. No teatro de operações efetuaram inúmeras operações de socorro, em particular o salvamento com vida de uma criança de 10 anos.

A ajuda humanitária decorreu do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.