O presidente da Câmara Municipal de Pombal anunciou a elaboração de um Plano Integrado para o Envelhecimento Ativo, bem como a definição de uma Estratégia para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Feliz. O anúncio foi feito, este domingo, 23 de janeiro, por ocasião da inauguração da Estrutura Residencial para Idosos do Lar da Felicidade, em Meirinhas, presidida pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Para Pedro Pimpão, aquele Plano Integrado, onde figurem todas as respostas concelhias ao nível do envelhecimento, “será um instrumento que, para além de proporcionar uma visão global sobre o envelhecimento no concelho de Pombal, permitirá nortear estratégias de intervenção e identificar lacunas ao nível da assistência a pessoas idosas”, assim como “construir, de forma concertada, respostas que possam suprimir as lacunas identificadas”.

“É desta forma, com ações concretas e estratégia de futuro que vamos continuar a trabalhar, com esforço e dedicação, na melhoria das condições de vida das pessoas”, considera Pedro Pimpão, frisando que para o executivo municipal “as pessoas, a sua felicidade e o bem-estar, estarão sempre em primeiro lugar”.

O presidente da Câmara Municipal enalteceu o investimento realizado pelo Lar da Felicidade – Associação de Solidariedade Social, que “representa um passo importante para a resposta que é necessário dar às necessidades da população” da freguesia.

“Estamos muito empenhados com esta dinâmica que existe na nossa comunidade em continuar a investir na área social, de aumentar as respostas, para que as nossas crianças e os nossos idosos possam ter mais infraestruturas de apoio em áreas que são cruciais”, disse.

Pedro Pimpão confessou a sua esperança que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) possa apoiar as instituições sociais, até porque “apoiar estas instituições, é apoiar as pessoas, que são os principais beneficiários destes investimentos”.

Sublinhou ainda que as respostas sociais têm um papel relevante para a “fixação de pessoas e para a qualidade de vida”.

Representando um investimento a rondar os 1,5 milhões de euros, apoiado pelo Município de Pombal em cerca de 600 mil euros, a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Lar da Felicidade permitirá acolher 21 utentes, aumentando, desta forma, a disponibilidade de camas para a valência de lar no concelho, somando-se às cerca de 1.049 vagas que estão distribuídas por cerca de 31 instituições, particulares de solidariedade social e privadas.